Artigos

Daniel Schorr

Daniel Schorr



We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Daniel Schorr nasceu na cidade de Nova York em 31 de agosto de 1916. Seus pais eram imigrantes judeus, Tillie e Gedaliah Tchornemoretz, do que hoje é a Bielo-Rússia. Depois de frequentar o College of the City of New York, ele contribuiu com artigos para o Boletim Diário Judaico e a New York Journal American.

Schorr serviu na Inteligência dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1943-45). Em 1946 ele se juntou ao Christian Science Monitor. Mais tarde ele se mudou para o O jornal New York Times. Schorr trabalhou como correspondente estrangeiro e relatou o Plano Marshall e a criação da aliança da OTAN.

Em 1953, Schorr foi recrutado por Ed Murrow para trabalhar para a CBS News como seu correspondente diplomático em Washington. Isso incluiu uma investigação sobre as alegações feitas pelo senador Joseph McCarthy. Em 1955, ele abriu um escritório da CBS em Moscou. Dois anos depois, Schorr deu a primeira entrevista para a televisão com Nikita Khrushchev. Mais tarde naquele ano, Schorr foi preso pela polícia e deportado da União Soviética.

Schorr voltou a Washington e viajou com o presidente Dwight Eisenhower para a América do Sul, Ásia e Europa. Em 1959, ele entrevistou Fidel Castro em Havana. Em 1960, Schorr foi designado para Bonn como chefe da sucursal da CBS para a Alemanha e Europa Oriental. Ele cobriu a crise de Berlim e a construção do Muro de Berlim e relatou eventos de todos os países do Pacto de Varsóvia. Em 1964, Schorr quase foi demitido após relatar que Barry Goldwater estava ligado a um grupo de militares alemães de direita.

Schorr voltou aos Estados Unidos em 1966 e fez reportagens sobre questões domésticas. Isso incluiu as presidências de Lyndon Johnson e Richard Nixon e o movimento pelos direitos civis. De acordo com Godfrey Hodgson: "Em 1966 ... Schorr foi para Washington. Lá ele irritou Nixon, o sucessor de Johnson de 1969, com suas reportagens críticas. Schorr era um liberal que não se desculpava. Em 1970, ele fez um célebre documentário para a CBS Reports sobre saúde chamado Não fique doente na América, publicado como livro no mesmo ano. "

Em 1972, Schorr começou a trabalhar em tempo integral no escândalo Watergate. Os relatórios de Schorr sobre as audiências de Watergate no Senado valeram-lhe três Emmys. Em junho de 1973, Bill Paley fez tentativas de censurar as críticas de Schorr a Richard Nixon. Mais tarde, foi descoberto que Schorr havia sido adicionado à "lista de inimigos" de Nixon e, como resultado, foi investigado pelo FBI.

Como resultado do Escândalo Watergate, em 9 de agosto de 1974, Richard M. Nixon se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos a renunciar ao cargo. O novo presidente, Gerald Ford, nomeou Nelson Rockefeller como seu vice-presidente. Durante suas audiências de confirmação, foi revelado que ao longo dos anos ele havia feito grandes doações em dinheiro para funcionários do governo como Henry Kissinger.

Mais tarde naquele ano, Seymour Hersh da New York Times, publicou uma série de artigos alegando que a Agência Central de Inteligência era culpada de atividades ilegais. Em suas memórias, Ford disse temer que uma investigação do Congresso resultasse em "divulgações desnecessárias" que poderiam "paralisar" a CIA. Ele e seus assessores decidiram rapidamente que ele precisava impedir uma investigação independente do Congresso. Ele, portanto, nomeou Rockefeller para chefiar sua própria investigação sobre essas alegações.

Outros membros da Comissão Rockefeller incluem C. Douglas Dillon, Ronald Reagan, John T. Connor, Edgar F. Shannon, Lyman L. Lemmitzer e Erwin N. Griswold. O Diretor Executivo da força-tarefa foi David W. Belin, ex-advogado da Comissão Warren e principal defensor da teoria da bala mágica. Em 1973, Berlin publicou seu livro, 22 de novembro de 1963: Você é o júri, no qual ele defendeu o Relatório Warren como um documento histórico, "inabalável".

Em seu livro, Desafiando o governo secreto: as investigações pós-Watergate da CIA e do FBI, Kathryn S. Olmsted, escreveu: "Sua escolha para presidente, o vice-presidente Nelson Rockefeller, serviu como membro do Conselho Consultivo de Inteligência Estrangeira do presidente, que monitorava a CIA. Membros Erwin Griswold, Lane Kirkland, Douglas Dillon e Ronald Reagan todos tinham segredos da CIA no passado ou eram conhecidos por seu forte apoio ao sigilo governamental. "

O jornalista Joseph Kraft afirmou temer que o relatório Rockefeller não acabe com "as dúvidas terríveis que continuam a corroer a nação". Isso se refletiu nas pesquisas de opinião pública realizadas na época. Apenas 33% confiavam na Comissão Rockefeller e 43% acreditavam que a comissão se transformaria em "outro acobertamento".

Em uma reunião com algumas figuras seniores no New York Times, incluindo Arthur O. Sulzberger e A. M. Rosenthal, o presidente Gerald Ford deixou escapar a informação de que a CIA estivera envolvida em conspirações para assassinar líderes políticos. Ele imediatamente disse a eles que essa informação não era oficial. Esta história vazou para Daniel Schorr, que relatou a história na CBS News. Como Schorr argumentou em sua autobiografia, Staying Tuned: A Life in Journalism: "O presidente Ford agiu rapidamente para impedir uma investigação do Congresso, estendendo o mandato da comissão Rockefeller e adicionando a questão do assassinato à sua agenda."

O relatório de Rockefeller foi publicado em 1975. Incluía informações sobre alguns abusos da CIA. Como David Corn apontou em Fantasma Loiro: Ted Shackley e as Cruzadas da CIA: "o painel do presidente revelou que a CIA testou LSD em assuntos inocentes, espionou dissidentes americanos, abusou fisicamente de um desertor, roubou e grampeava sem ordens judiciais, interceptou correspondência ilegalmente e se envolveu em conduta claramente ilegal". O relatório também produziu detalhes sobre o MKULTRA, um projeto de controle da mente da CIA.

Em julho de 1975, Fletcher Prouty disse a Daniel Schorr que Alexander P. Butterfield fora o espião da CIA na Casa Branca. Butterfield negou essa alegação e ameaçou processar os dois homens por difamação. Revista Time relatou: "Apesar de seu histórico impressionante, Schorr se mete em apuros porque costuma ser muito ansioso e corta os cantos. Ele é conhecido por se comportar como um novato ansioso para impressionar, empurrando os outros para o lado e empurrando com força. Pouco antes do encobrimento do Watergate acusações, por exemplo, ele foi para a câmera para prever que o grande júri nomearia mais de 40 pessoas. Sete nomes foram divulgados. Na CBS, a correspondente de Washington Leslie Stahl o detesta cordialmente porque, diz ela a amigos, ele monopolizava suas histórias de Watergate. "

Em fevereiro de 1976, a Câmara dos Representantes votou pela supressão do relatório final de seu comitê de investigação de inteligência. Schorr, que recebeu uma cópia antecipada, vazou a informação para Village Voice. Isso levou à sua suspensão pela CBS e a uma investigação pelo Comitê de Ética da Casa na qual Schorr foi ameaçado de prisão por desacato ao Congresso se não divulgasse sua fonte. Schorr recusou e, eventualmente, o comitê decidiu 6 a 5 contra uma citação por desacato.

Schorr deixou a CBS e escreveu um relato dessa história de Watergate chamado Limpando o Ar. Em 1977 ele foi professor regente de jornalismo na Universidade da Califórnia em Berkeley e por três anos escreveu para o Des Moines Register-Tribune Syndicate.

Em 1979, Schorr foi convidado por Ted Turner para ajudar a criar a Cable News Network. Schorr escreveu seu próprio contrato, que especificava que não deveria ser solicitado a fazer nada que contradisse seu senso de jornalismo ético. Ele serviu em Washington como seu correspondente sênior até 1985, quando saiu em uma disputa sobre um esforço para limitar sua independência editorial.

Schorr encontrou trabalho na National Public Radio, contribuindo regularmente para Todas as coisas consideradas, Edição de fim de semana sábado, e Edição de fim de semana de domingo. Ele disse EUA hoje: "Eu respirei o fôlego da liberdade. Ninguém nunca me disse aqui o que não fazer."

Em 1996, Schorr recebeu o Golden Baton da Universidade de Columbia por "Contribuições excepcionais para reportagens e comentários de rádio e televisão". Um prêmio considerado equivalente ao Prêmio Pulitzer. Schorr também foi indicado para o Hall da Fama da Sociedade de Jornalistas Profissionais e, em 2002, foi eleito para a Academia Americana de Artes e Ciências.

Schorr publicou sua autobiografia, Staying Tuned: A Life in Journalism, em 2001. Ele também escreveu uma coluna regular para o Christian Science Monitor. Seus dois últimos livros foram A ideia de uma imprensa livre (2006) e Venha para pensar sobre isso: notas sobre o fim do milênio (2007).

Daniel Schorr morreu em 23 de julho de 2010.

No dia seguinte à divulgação de uma matéria na imprensa alegando que a CIA havia plantado um espião na Casa Branca, o coronel Fletcher Prouty telefonou para o jornalista da CBS Daniel Schorr com a notícia surpreendente de que o ex-assessor de Nixon Alexander Butterfield era o homem. Schorr levou o oficial aposentado da Força Aérea ao Morning News da rede para sua revelação, o que gerou manchetes sensacionais. Mas na semana passada, quando Butterfield negou as acusações de Prouty e deu a entender que poderia processá-lo por difamação, o coronel, em uma entrevista para o jornal de sua cidade natal em Springfield, Massachusetts, expressou dúvidas. Então Prouty confundiu ainda mais as coisas com um retorno à sua história original. Esse comportamento automático levantou questões não apenas sobre a confiabilidade de Prouty, mas também sobre a de Schorr.

No final da semana, o grisalho veterano Schorr, 58, achou que sua exposição estava parecendo "horrível". Mas ele insiste que tinha motivos para confiar em Prouty porque o coronel já havia lhe dado uma entrevista exclusiva sobre seu papel em um complô para assassinar Fidel Castro. Ainda assim, Schorr admite que nunca teve tempo para verificar a alegação de Butterfield com os dois oficiais da Força Aérea que Prouty afirma ter lhe dado a informação, ou tentou arduamente entrar em contato com Butterfield pessoalmente. No entanto, Schorr diz: "Ainda acho que minha única alternativa era ir. Estamos em um negócio estranho aqui no noticiário da TV. Você não pode verificar a validade de tudo ... Não posso estar em uma posição de suprimindo Prouty. E se ele estiver certo? Não posso brincar de Deus. "

A polêmica não é a primeira a envolver Schorr nos últimos anos. No início do governo Nixon, ele irritou o presidente ao relatar, com exatidão, que não havia evidências para apoiar a afirmação de Nixon de que ele tinha programas prontos para ajudar as escolas paroquiais. Sua recompensa: Nixon ordenou que o FBI o investigasse. Durante Watergate, Schorr se tornou o repórter investigativo mais visível da TV e compartilhou três Emmys com seus colegas. Em fevereiro passado, Schorr mudou-se para um novo território ao relatar o temor do presidente Ford de que o clamor para investigar a CIA pudesse revelar o papel da agência em planos de assassinato estrangeiro. Dois meses depois, o ex-diretor da CIA Richard Helms denunciou as reportagens de Schorr como "mentiras" e o chamou de "Killer Schorr, Killer Schorr". Divulgações recentes do Comitê de Operações de Inteligência do Senado justificaram amplamente Schorr.

Apesar de seu histórico impressionante, Schorr se mete em problemas porque muitas vezes é muito ansioso e corta cantos. Na CBS, a correspondente de Washington Leslie Stahl o detesta cordialmente porque, ela diz a amigos, ele monopolizou suas histórias sobre o Watergate.

Paley estava em São Francisco para a convenção republicana (1964) e estava de mau humor. Por causa de suas conexões com Eisenhower, ele - tinha se comprometido com Bill Scranton, o candidato bom, estabelecido e respeitável daquela temporada, e isso fez com que o pessoal de Goldwater suspeitasse particularmente da CBS. Essa suspeita não diminuiu quando Dan Schorr, então na Europa, fez uma história ligando Goldwater a certos militares alemães de direita, uma história que trouxe à tona toda a desconfiança incipiente do político conservador. O fato de o pessoal de Scranton estar explorando essa história específica na convenção deixou Paley duplamente nervoso. A CBS foi por um tempo impedida de entrar na sede da Goldwater. O próprio Paley entrou em pânico quando a pressão aumentou e exigiu que o amigo disparasse Schorr. Friendly, que acabara de assumir a chefia da CBS News e estava em frenesi, sempre se voltava para sua equipe e perguntava o que ele deveria fazer. A equipe considerou isso impróprio. A resposta óbvia era não dar atenção a Goldwater ou Paley, principalmente porque a história de Schorr parecia válida. Friendly resolveu ligando para Schorr e perguntando repetidamente: "Como você pôde fazer isso comigo? Como pôde fazer isso comigo?" como se Schorr tivesse arquivado a história principalmente como uma forma de colocar Fred W. Friendly na panela de pressão. "Você me deu um pé torto", disse Friendly a Schorr. O ar estava ruim mesmo quando a convenção estava apenas começando, e Paley se convenceu, enquanto Schorr permanecia invencível, de que tinha muito pouco controle sobre seu próprio Departamento de Notícias: Finalmente, a crise Goldwater-Alemanha foi resolvida, houve um pedido de desculpas humilhante ditado para a CBS pelo pessoal do Goldwater e lido no ar por Cronkite, e o emprego de Schorr foi salvo, embora seu ego estivesse ferido.

Anos depois, o ex-C.B.S. o correspondente Dan Schorr me ligou. Ele estava procurando informações sobre o F.B.I. a investigação que Nixon montou contra ele em agosto de 1971.

Schorr mais tarde me enviou seu livro fascinante Limpando o Ar. Nele, eu estava interessado em encontrar as evidências que ele reuniu enquanto investigava o C.I.A. finalmente esclareceu para mim o mistério da conexão da Baía dos Porcos nas negociações entre Nixon e Helms. "É intrigante quando eu coloco os fatos de Schorr junto com os meus. Parece que em todas aquelas referências de Nixon à Baía dos Porcos, ele estava realmente se referindo ao assassinato de Kennedy."

(Curiosamente, uma investigação do assassinato de Kennedy foi um projeto que sugeri quando entrei pela primeira vez na Casa Branca. Sempre fiquei intrigado com as teorias conflitantes do assassinato. Agora eu sentia que estaríamos em posição de obter todos os fatos. Mas Nixon recusou.

Segundo Schorr, como resultado da Baía dos Porcos, a CIA fez vários atentados contra a vida de Fidel Castro. O vice-diretor de planos da CIA na época era um homem chamado Richard Helms.

Infelizmente, Castro sabia das tentativas de assassinato o tempo todo. Em 7 de setembro de 1963, alguns meses antes de John Kennedy ser assassinado, Castro fez um discurso no qual foi citado: 'Deixe Kennedy e seu irmão Robert cuidarem de si mesmos, já que eles também podem ser vítimas de um atentado que vai causar a morte deles. '

Depois que Kennedy foi morto, a CIA lançou um encobrimento fantástico. Muitos dos fatos sobre Oswald inevitavelmente apontavam para uma conexão cubana.

1. Oswald foi preso em Nova Orleans em agosto de 1963, enquanto distribuía panfletos pró-Castro.

2. Em um programa de rádio de Nova Orleans, ele exaltou Cuba e defendeu Fidel.

3. Menos de dois meses antes do assassinato, Oswald visitou o consulado cubano na Cidade do México e tentou obter um visto.

Em um paralelo arrepiante ao encobrimento em Watergate, a CIA literalmente apagou qualquer conexão entre os dois. O assassinato de Kennedy e a CIA. Nenhuma menção à tentativa de assassinato de Castro foi feita à Comissão Warren pelos representantes da CIA. Na verdade, o chefe da contra-inteligência James Angleton da CIA ligou para Bill Sullivan do FBI e ensaiou as perguntas e respostas que dariam aos investigadores da Comissão Warren, como estas amostras:

Q. Oswald era um agente do C.I.A.

A. Não.

P. A CIA tem alguma evidência mostrando que existiu uma conspiração para assassinar Kennedy?

A. Não.

E aqui está o que eu acho mais interessante: Bill Sullivan, o homem do FBI para quem a CIA ligou na época, era o amigo leal de Nixon mais graduado no FBI (na crise de Watergate, ele arriscaria a raiva de J. Edgar Hoover tomando o 1969 Transcrições de grampos do FBI encomendadas por Nixon e entregues a, Robert Mardian, um amigo de Mitchell, para custódia).

É possível que Nixon tenha aprendido com Sullivan algo sobre o acobertamento anterior da CIA por Helms. E quando Nixon disse: 'É provável que explodam toda a Baía dos Porcos', ele poderia estar lembrando Helms, não tão suavemente, do encobrimento das tentativas de assassinato da CIA contra o herói da Baía dos Porcos, Fidel Castro - um Operação da CIA que pode ter desencadeado a tragédia de Kennedy e que Helms queria desesperadamente esconder.

Na manhã de 11 de fevereiro, um colega que Schorr considerava amigo, Laurence Stern, do Washington Post, ligou para informá-lo de que o Village Voice tinha publicado o relatório de Pike naquela manhã ... Stern queria saber se Schorr era a fonte, mas Schorr estava relutante em revelar seu papel. Os dois jornalistas tiveram uma longa conversa que vagou dentro e fora do registro. Apesar das "evasões sofisticadas" de Schorr, o repórter do Post acabou aprendendo o suficiente para identificar o correspondente como a fonte do relatório. "Na manhã seguinte, o Post identificou Schorr não apenas como o fornecedor de documentos secretos, mas também o ator principal no que sugeria foi "uma peça de moral jornalística".

A revelação de que a CIA, em seu programa doméstico de vigilância batizado de Operação Caos, grampeava e conduzia invasões causou um rebuliço público que a intervenção no longínquo Chile não causou. Durante o feriado de Natal em Vail, Colorado, o presidente Ford, que mais tarde surgiria, finalmente conseguiu ler o relatório do inspetor-geral da CIA, informalmente apelidado de Jóias da Família.

Ele detalhou uma lista impressionante de 693 itens de prevaricação da CIA, variando de experimentos de drogas que alteram o comportamento em indivíduos desavisados, um dos quais mergulhou para a morte de uma janela de hotel; a tramas de assassinato contra líderes esquerdistas do terceiro mundo.

Ansioso para impedir que as comissões do Congresso, já se preparando para as investigações, desnudem o pior deles, o presidente Ford, em 5 de janeiro de 1975, anunciou a nomeação de uma comissão de "fita azul" para investigar operações domésticas impróprias. O painel foi liderado pelo vice-presidente Nelson Rockefeller e incluiu personalidades como o governador Ronald Reagan da Califórnia, o general aposentado Lyman Lemnitzer e o ex-secretário do tesouro Douglas Dillon.

Poucos dias depois, o presidente Ford deu um almoço há muito agendado para o editor do New York Times Arthur O. Sulzberger e vários de seus editores. Perto do final, surgiu o assunto da recém-nomeada comissão Rockefeller. O Editor Executivo A. Rosenthal observou que, dominado por figuras do establishment, o painel pode não ter muita credibilidade com os críticos da CIA.Ford assentiu e explicou que precisava ser cauteloso em suas escolhas porque, com acesso total aos arquivos, a comissão poderia tomar conhecimento de assuntos, sob presidentes que datavam de Truman, muito mais sérios do que a vigilância doméstica que haviam sido instruídos a investigar.

O silêncio que se seguiu foi quebrado por Rosenthal. "Como o quê?"

"Como assassinatos", rebateu o presidente.

Instado por um alarmado secretário de notícias Ron Nessen, o presidente pediu que seu comentário sobre os assassinatos fosse mantido em sigilo.

O grupo do Times voltou à sua mesa para uma discussão animada sobre se eles poderiam deixar passar uma história potencialmente tão explosiva. O editor-chefe E. C. Daniel ligou para a Casa Branca na esperança de fazer com que Nessen abrandasse a restrição de "extra-oficial" para "fundo profundo". Nessen estava mais inflexível do que nunca ao dizer que o interesse nacional ditava que o deslize infeliz do presidente fosse esquecido. Por fim, Sulzberger interrompeu o debate, dizendo que, como editor, ele decidiria, e havia se decidido contra o uso da informação incendiária.

Isso deixou vários dos editores bastante frustrados, com o resultado inevitável de que a notícia do episódio começou a se espalhar, eventualmente me alcançando. Sem nenhuma restrição extra-oficial, convoquei colegas da CBS para descobrir como levar adiante a história. Como Ford havia usado a palavra assassinatos, presumimos que estávamos procurando pessoas que foram assassinadas - possivelmente pessoas que morreram em circunstâncias suspeitas. Desenvolvemos uma hipótese, mas nenhum fato.

Em 27 de fevereiro de 1975, meu pedido de longa data para outra reunião com o diretor Colby foi atendido. Durante o café, conversamos sobre Watergate e a Operação Caos, a operação de vigilância doméstica.

O mais casualmente que pude, perguntei: "Vocês estão envolvidos em assassinatos?"

"Não mais", disse Colby. Ele explicou que todo planejamento de assassinatos foi proibido desde o relatório do inspetor-geral de 1973 sobre o assunto.

Eu perguntei, sem esperar uma resposta, quem tinha sido o alvo antes de 1973.

"Não posso falar sobre isso", respondeu Colby.

"Hammarskjold?" Arrisquei. (O secretário-geral da ONU morto em um acidente de avião na África.)

"Claro que não."

"Lumumba?" (O líder de esquerda no Congo Belga que foi morto em 1961, supostamente por seus rivais em Katanga.)

"Eu não posso fazer uma lista com você. Desculpe."

Voltei ao meu escritório, minha cabeça girando com nomes de líderes estrangeiros mortos que podem ter ofendido o governo americano. Foi frustrante estar tão perto de uma das grandes histórias da minha carreira e não poder colocar as mãos nela. Depois de alguns dias, decidi que sabia o suficiente para ir ao ar mesmo sem a identidade dos cadáveres.

Por causa da imprecisão do presidente Ford, não percebi que ele não se referia a assassinatos reais, mas a conspirações de assassinato. Tudo que eu sabia era que o assassinato tinha sido uma arma no arsenal da CIA até ser banido em uma limpeza pós-Watergate e que o presidente temia que a investigação pudesse revelar o segredo obscuro. Sentei-me à máquina de escrever e escrevi: "O presidente Ford advertiu associados que, se as investigações atuais forem longe demais, eles podem descobrir vários assassinatos de funcionários estrangeiros envolvendo a CIA ..."

A história "contar" de dois minutos foi publicada no Evening News em 28 de fevereiro. Embora eu tenha me enganado ao sugerir assassinatos reais, meu relatório revelou um dos segredos mais sombrios da história da CIA.

O presidente Ford agiu rapidamente para evitar uma investigação investigativa do Congresso, estendendo o mandato da comissão Rockefeller e adicionando a questão do assassinato à sua agenda. A comissão agendou apressadamente uma nova série de audiências secretas na suíte do vice-presidente no anexo da Casa Branca. Richard Helms, que já havia testemunhado uma vez, foi chamado para casa novamente de seu posto de embaixador em Teerã para dois dias de interrogatório pela equipe da comissão e quatro horas antes da comissão em 28 de abril.

Esperei com colegas e câmeras instaladas fora da sala de audiência, sendo a prática pedir às testemunhas que fizessem comentários ao sair. Quando Helms apareceu, estendi minha mão em saudação, com um jocoso "Bem-vindo de volta". Eu estava esquecendo que eu era a razão imediata de ele estar de volta.

Com o rosto pálido de cansaço e tensão, ele ficou lívido.

"Seu filho da puta", ele se enfureceu. "Seu assassino, seu filho da puta Killer Schorr - é assim que eles deveriam chamá-lo!"

Ele então caminhou diante das câmeras e deu uma versão atenuada de seu discurso. "Devo dizer, Sr. Schorr, não gostei do que o senhor disse em algumas de suas transmissões sobre o assunto. Pelo que eu sei, a CIA nunca foi responsável pelo assassinato de nenhum líder estrangeiro."

"Houve discussões sobre possíveis assassinatos?" Eu perguntei.

Helms começou a perder a paciência novamente. "Não sei quando parei de bater na minha esposa, ou você parou de bater na sua mulher. Falar sobre discussões no governo? Sempre há discussões sobre praticamente tudo que existe!"

Persegui Helms pelo corredor e expliquei a ele a indiscrição presidencial que me levou a relatar "assassinatos".

Mais calmo agora, ele se desculpou por sua explosão e apertamos as mãos. Mas, como outros repórteres estiveram presentes, a história de seu discurso saiu nos jornais no dia seguinte.

Olhamos para o calendário e procuramos lições a serem aprendidas. Uma lição é o perigo de cair na "armadilha da analogia" ... cometendo novos erros enquanto tenta evitar a repetição dos antigos.

Guiados por analogias, saltamos de uma síndrome para outra.

Uma geração de falcões foi alimentada pela síndrome do "chega de Munique". Seu símbolo era o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain, o homem com o guarda-chuva que tentou satisfazer o apetite de Hitler alimentando-o com a Tchecoslováquia. O Sr. Chamberlain prometeu "paz em nosso tempo" e seus erros levaram o mundo à guerra total em seu tempo.

Uma geração de americanos que cresceu em "não mais Munique" confrontou Stalin, que substituiu Hitler como o símbolo do totalitarismo. Esses foram os "melhores e mais brilhantes", reunidos em torno do presidente Kennedy, que teve de superar seu próprio pai apaziguador (Joseph Kennedy, que foi embaixador dos Estados Unidos na Grã-Bretanha de 1938 a 1940).

A síndrome do "fim de Munique" - que significa bloquear o expansionismo soviético - nos deu de tudo, da Coreia ao desastre da Baía dos Porcos ao desastre do Vietnã.

Sob a bandeira do anti-apaziguamento, a América comprometeu-se a impedir que o dominó caísse na Europa e na Ásia, e até mesmo na Guatemala e na Nicarágua.

Mas não funcionou. Não havia monólito comunista, e os americanos pagaram caro pelo slogan "Chega de Munique".

Em seguida, tivemos a síndrome do "fim do Vietnã", um medo constante de ser arrastado para algum atoleiro. A síndrome do "fim do Vietnã" inibiu os EUA de agir na Somália, em Ruanda e, nos primeiros anos, no Afeganistão.

Mas não no Iraque. A história pode registrar que a síndrome do "Eixo do Mal" de Bush marcou o fim da era do "fim do Vietnã".

Um governo determinado a transformar o Oriente Médio e promover a democracia não hesitou em invadir o Iraque por motivos duvidosos. O apoio público a essa guerra parece agora estar diminuindo diante de uma insurgência de dimensões inesperadas.

Pode ser muito cedo para dizer: "Chega de Iraque." Mas não é muito cedo para dizer que pode ser hora de uma síndrome do "fim das síndromes"

Deixe-me lembrá-lo de que a questão subjacente na controvérsia de Karl Rove não é um vazamento, mas uma guerra e como os Estados Unidos foram enganados nessa guerra.

Em 2002, o presidente Bush, tendo decidido invadir o Iraque, estava procurando um Casus Belli. O tema das armas de destruição em massa não estava rendendo muito até que um duvidoso relatório da inteligência italiana, baseado em parte em documentos falsificados (descobriu-se mais tarde), forneceu motivos para especular que o Iraque poderia estar tentando comprar o chamado urânio yellowcake do país africano do Níger. Não parecia importar que a CIA avisasse que as informações italianas eram "fragmentadas e sem detalhes".

Instigada pelo vice-presidente Dick Cheney e na esperança de obter informações mais conclusivas, a CIA enviou Joseph Wilson, um velho veterano da África, ao Níger para investigar. Wilson passou oito dias conversando com todos no Níger possivelmente envolvidos e voltou sem relatar nenhum sinal de uma oferta iraquiana de urânio e, de qualquer maneira, o urânio do Níger foi enviado a outros países por muitos anos.

Nenhuma notícia é uma má notícia para um governo que se prepara para a guerra. Ignorando o relatório de Wilson, Cheney falou na TV sobre o potencial nuclear do Iraque. E o próprio presidente, em seu discurso sobre o Estado da União de 2003, declarou: "O governo britânico soube que Saddam Hussein recentemente buscou quantidades significativas de urânio da África".

Wilson se recusou a manter um silêncio discreto. Ele disse a várias pessoas que o presidente estava no mínimo enganado, no máximo falando uma mentira. Finalmente, Wilson desafiou diretamente a administração com uma declaração de 6 de julho de 2003 New York Times O artigo de opinião dizia: "O que não encontrei na África", deixando clara sua crença de que o presidente manipulou deliberadamente a inteligência para justificar uma invasão.

Pode-se imaginar a fúria na Casa Branca. Agora sabemos, pelo tráfego de e-mail do correspondente da Time, Matt Cooper, que cinco dias depois do aparecimento do artigo, ele avisou seu chefe de escritório sobre uma conversa supersecreta com Karl Rove, que o alertou sobre o fato de que a esposa de Wilson trabalhava para a CIA e pode tê-lo recomendado para a missão no Níger. Três dias depois, a coluna de Bob Novak apareceu dando o nome da esposa de Wilson, Valerie Plame, e o fato de ela ser uma oficial disfarçada da CIA. Novak ainda não disse, em público, se Rove era sua fonte. Sabe-se o suficiente para supor que os vazamentos de Rove, ou de outros representantes por ele, representaram retaliação contra alguém que teve a ousadia de desafiar o presidente dos Estados Unidos quando ele tentava encontrar algum motivo plausível para invadir o Iraque.

O papel de Rove e associados somados a um pequeno incidente em um escândalo muito grande - o esforço para iludir a América em pensar que enfrentava uma ameaça terrível o suficiente para justificar uma guerra.

Daniel Schorr, que morreu aos 93 anos, pertencia à geração de jornalistas americanos que fez sua reputação nos primeiros dias da Guerra Fria. Ele cobriu o plano Marshall e a construção do Muro de Berlim. Ele foi um dos clássicos da geração de repórteres que "vestem o sobretudo como um emblema de orgulho", que viam o jornalismo não como um ramo da indústria do entretenimento, mas como uma causa sagrada. Ironicamente, isso o tornou uma celebridade.

Mais de 60 anos depois, ele ainda comentava, em sua assinatura de barítono com sotaque do Bronx, sobre assuntos mundiais para a Rádio Pública Nacional da América. Embora já estivesse entrando no escritório com a ajuda de um porta-retratos Zimmer, ele aprendeu sozinho a usar um computador em dezembro passado e encerrou seu último comentário apenas 11 dias antes de morrer, com o profissionalismo característico. "Obrigado", disse seu anfitrião, Scott Simon. E Schorr respondeu: "A qualquer hora!"

Schorr podia ser teimoso e pernicioso, mas nutria uma integridade feroz. Ele estava sempre em apuros, tanto com seus súditos quanto com seus patrões.

Em 1976, ele foi demitido pela CBS, depois de 23 anos, quando vazou o relatório do comitê Pike da Câmara dos Representantes sobre os delitos da CIA, incluindo suas tentativas de assassinar Fidel Castro, para o Village Voice, o jornal semanal de Nova York. Isso abriu a histórica inquisição para o abuso de poderes da agência. Ele foi criticado por "dissimular" - sua própria palavra para isso - e por permitir que a culpa recaísse por algum tempo sobre seu colega Lesley Stahl. Mas ele se recusou pelo resto de sua vida a nomear sua fonte.

Em audiência pública, ele se recusou a fazê-lo com base na garantia da primeira emenda de liberdade de imprensa, dizendo que "trair uma fonte significaria secar muitas fontes futuras para muitos futuros repórteres ... Significaria trair a mim mesmo, minha carreira e minha vida. "

Sua maior notoriedade veio quando ele foi colocado em uma "lista de inimigos" pelo presidente Richard Nixon, e seu momento mais dramático quando, tendo ele mesmo conseguido, leu no ar e encontrou seu próprio nome no número 17. Ele congelou e começou a suar, mas conseguiu anunciar seu nome com o que parecia ser um profissionalismo tranquilo. Ele ganhou três Emmys por sua reportagem na televisão, mas disse em uma entrevista de 2009: "Considero minha presença na lista de inimigos uma homenagem maior do que a lista de Emmys".


Repórter polêmico

Daniel Schorr, o jornalista da CBS que deu um relatório de inteligência da Câmara a um jornal e, assim, desencadeou uma investigação do Congresso que começou esta semana, é um repórter obstinado que tem levantado questões problemáticas e, para alguns, embaraçosas desde que começou sua carreira jornalística. Isso o tornou o centro de mais de uma controvérsia com funcionários do governo e seus empregadores.

Foi Daniel Schorr, por exemplo, que se envolveu em uma disputa acirrada com o senador Barry Goldwater, do Arizona, quando Goldwater se tornou o candidato presidencial republicano em 1964.

Foi Daniel Schorr que, poucos anos depois, se viu sendo investigado pelo governo Nixon depois de questionar os programas sociais e econômicos do governo e a sabedoria de reeleger o Sr. Nixon. O tumulto público sobre a investigação de Schorr pelo Federal Bureau of Investigation deu-lhe destaque nacional como jornalista.

E foi Daniel Schorr quem, quando a Câmara votou pela não divulgação do relatório de seu comitê de inteligência, se sentiu compelido a entregar o documento ao The Village Voice.

“Eu não poderia ser o responsável por suprimir o relatório”, disse ele.

Ontem, a pedido do Congresso, o F.B.I. agentes detalhados para o Comitê de Ética da Casa para investigar o vazamento. Enquanto isso, a liderança republicana da Câmara e 13 congressistas democratas liberais exigiram o fim de qualquer investigação de Schorr.

Tanto os admiradores quanto os detratores concordam que Daniel Schorr é arrogante e egocêntrico. Ele é um repórter motivado a descobrir a história exclusiva e, na atmosfera clubista do jornalismo de Washington, isso o tornou um tanto impopular entre vários de seus colegas.

Mesmo assim, há repórteres que consideram Schorr um dos jornalistas mais brilhantes e agressivos da cena.

Visto como um dos melhores

“Tendo competido com ele, não tenho nada além do maior respeito por sua integridade e habilidade”, disse Seymour Hersh do The New York Times.

Outros consideram Schorr um dos dois melhores repórteres investigativos da televisão. Eles geralmente listam Mike Wallace como o outro.

Certamente o Sr. Schorr é um dos membros mais francos da comunidade jornalística e, por isso, teve problemas com seus superiores na CBS mais de uma vez.

Na primavera passada, por exemplo, Schorr irritou os executivos da rede ao dizer a um grupo de estudantes da Duke University que um funcionário da CBS discretamente passara a palavra para "pegar leve" com o presidente Nixon no dia em que ele anunciou sua intenção de renunciar. A CBS negou a história.

O Sr. Schorr quase foi dispensado em julho de 1964 por Fred W. Friendly, então presidente da CBS News e agora um consultor de televisão da Fundação Ford e membro do corpo docente da Escola de Jornalismo de Columbia.

Durante a convenção republicana de 1964 em San Francisco, Schorr, relatando de seu cargo na CBS na Alemanha Ocidental, disse que o senador Goldwater, o indicado, visitaria a Baviera após a convenção. Essa área tinha a reputação de centro da política de extrema direita.

O Sr. Goldwater negou veementemente o relatório e exigiu uma retratação.

Sr. Amigável. convencido de que Schorr carecia de evidências suficientes para apoiar o relatório, convocou uma reunião de executivos da CBS e anunciou sua intenção de demitir Schorr. Dois dos executivos concordaram com a demissão proposta. Um não. Ele era Herbert Mitgang, então editor executivo da CBS News, agora membro do conselho editorial do The New York Times. O Sr. Schorr não teve alta.

A história do Sr. Schorr & # x27s de estar envolvido em polêmica talvez seja responsável pela conclusão um tanto fria da declaração da CBS & # x27s na segunda-feira, quando anunciou que ele estava sendo dispensado de suas funções de reportagem:

“Devemos adiar outras ações da CBS News em relação ao Sr. Schorr até que todos os procedimentos do governo tenham sido resolvidos.”

Senhor Deputado, Schorr insiste que estava certo ao fornecer o relatório da inteligência da Câmara a um jornal, se esta fosse a única forma de o relatório completo poder ser tornado público. Ele ressalta que entregou a reportagem somente depois que a CBS usou tanto material quanto queria em seus programas de rádio e televisão.

“Eu segurei o relatório em minhas mãos mais de uma vez e o mostrei na televisão”, disse Schorr, “e nada aconteceu”.

Agora ele se vê vítima de um novo clima de segurança no país.

“Sempre houve em nosso país dois grandes impulsos - um em relação à segurança, outro à liberdade”, disse ele. “O pêndulo oscila constantemente entre eles. A segurança sempre volta. E o pêndulo parece ter iniciado seu curso de retorno. Fui atingido por um pêndulo oscilante. ”

Desde o início da polêmica, diz Schorr, ele teve que mudar seu telefone para um número não listado pela primeira vez em sua carreira de coletor de notícias, por causa das ligações malucas que tem recebido.

Grande parte da carreira do Sr. Schorr & # x27s foi passada na Europa. Embora seu francês não seja muito bom, um ex-colega lembrou que Schorr se dava admiravelmente na França. Como disse o ex-colega:

“Sempre que um francês dizia alguma coisa para ele. Dan dizia, ‘Vous trouvez?’ — ‘Você realmente acha isso?’. Ele se dava muito bem com essa pergunta. ”

Daniel Louis Schorr foi chifre na cidade de Nova York em 31 de agosto de 1916. Ele se formou na Faculdade da cidade de Nova York em 1939. De 1934 a 1941 ele trabalhou como editor assistente da Agência Telegráfica Judaica, então por sete anos foi editor de notícias da Agência de Notícias da Holanda em Nova York. Ele trabalhou como freelance para o The New York Times, The Christian Science Monitor e The London Daily Mail na Europa de 1948 a 1953. quando ingressou na CBS News.

Para a CBS, ele trabalhou na América Latina, Europa e União Soviética e teve atribuições itinerantes nos Estados Unidos. Ele agora está no escritório da CBS em Washington.

O Sr. Schorr ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio William, o Silencioso, da Holanda em 1950. um prêmio Overseas Press Club para as melhores notícias estrangeiras da televisão em 1963 e um prêmio Emmy em 1972 por sua cobertura do escândalo Watergate.

Ele é o autor de “Don & # x27t Get Sick in America”. publicado em 1971. Em 1967, o Sr. Schorr casou-se com Lisbeth Bamberger. Eles têm dois filhos, Jonathan e Lisa. Os Schorrs vivem na área de Cleveland Park, em Washington. O Sr. Schorr é um fumante de cachimbo, um entusiasta jogador de tênis e orgulhoso proprietário de uma velha Mercedes cinza


Daniel Schorr morre em 93 polêmica CBS e o locutor da CNN tornou-se um estadista mais velho na NPR

Daniel Schorr, que se tornou o mais velho estadista das rádios públicas depois de décadas como um mal-humorado apresentador de televisão da CBS e da CNN, morreu. Ele tinha 93 anos.

Schorr morreu na manhã de sexta-feira após uma curta doença em um hospital de Washington, anunciou a National Public Radio. Sua última transmissão nessa rede foi ao ar em 10 de julho.

Jornalista em atividade por mais de 60 anos, o infatigável Schorr foi o último membro ativo dos Murrow’s Boys, o lendário grupo de jornalistas que trabalhou na CBS News nos anos 1940 e 1950 sob Edward R. Murrow. Ele foi um repórter de alto nível da CBS por 23 anos antes de partir em meio à polêmica em 1976.

Em 1985, após vários anos na CNN, ingressou na National Public Radio, onde, como analista sênior de notícias, era ouvido regularmente nos programas “Weekend Edition” e “Week in Review”.

“Ninguém mais no jornalismo de radiodifusão - ou talvez em qualquer campo - teve tanta experiência e sabedoria” como Schorr, o apresentador de “Weekend Edition” Scott Simon disse sexta-feira. “Estou muito feliz que, depois de ser conhecido por tantos anos como um jornalista duro e intransigente, os ouvintes da NPR também conheceram Dan Schorr que era brincalhão, engraçado e gentil. Em um negócio que é conhecido por queimar pessoas, Dan Schorr brilhou por quase um século. ”

Ter uma visão de longo prazo dos eventos nacionais e mundiais deu ao repórter que uma vez cobriu Watergate e se viu na infame "lista de inimigos" do presidente Nixon uma segunda carreira perfeita como um comentarista sóbrio.

“Ele viveu tantos anos de história e colocou isso a serviço de seus comentários”, disse Geoffrey Cowan, reitor emérito da Escola de Comunicação Annenberg da USC, em 2004. “Ele nunca perdeu sua vantagem. Ele sempre foi franco e independente. ”

Schorr disse que "respirou o fôlego da liberdade" na NPR. “Ninguém nunca me disse o que não fazer.”

Durante sua carreira na CBS, ele abordou assuntos sérios nos EUA e no exterior e ganhou um prêmio Peabody por seu documentário de uma hora na CBS sobre "The Poisoned Air".

Mas a controvérsia o seguiu, por causa de sua cobertura agressiva de histórias e seus relacionamentos às vezes rabugentos com seus superiores e colegas de trabalho. A revista New York em 1975 o apelidou de "o grande abrasivo".

Naquele ano, como repórter da CBS, Schorr cobriu as audiências do Comitê de Inteligência da Câmara sobre operações secretas da CIA, incluindo planos de assassinato. Schorr recebeu uma cópia do relatório preliminar do comitê de inteligência, cujo conteúdo ele relatou no CBS Sunday News. Ele foi o único jornalista que realmente teve uma cópia da reportagem, embora o New York Times a tivesse visto e escrito sobre ela no mesmo dia.

Poucos dias depois, em parte em reação ao relatório de Schorr, a Câmara dos Representantes votou para bloquear as cópias restantes do projeto de relatório e manter o relatório final em segredo.

Schorr decidiu que, como tinha o único exemplar do relatório em circulação geral, tinha a responsabilidade de publicá-lo na íntegra.

Quando ele pediu ajuda à CBS, no entanto, ele não obteve uma resposta imediata, então ofereceu a reportagem ao Village Voice, um jornal semanal de esquerda em Nova York. The Voice publicou um suplemento de 24 páginas com o título: “O relatório sobre a CIA que o presidente Ford não quer que você leia”.

O ponto baixo durante esse tempo veio quando Schorr "dissimulou" - palavra dele - ao não desiludir um executivo da CBS da idéia de que talvez Lesley Stahl, que trabalhou com Schorr e que estava noiva (e mais tarde se casou) do escritor do Village Voice Aaron Latham , estava envolvido em enviar o relatório ao Voice.

Schorr disse mais tarde que estava ganhando tempo para descobrir a melhor forma de proteger a pessoa que lhe deu o relatório. Mas Stahl, que sentiu que havia apontado ela ou Latham como um ladrão, ficou furioso. Seus colegas ficaram do lado dela.

Embora Schorr ligasse para Stahl para pedir desculpas, seu comportamento gerou tanta má vontade que ele não era mais bem-vindo no escritório de Washington, onde ambos trabalhavam.

A segunda e mais séria consequência de ter o relatório publicado veio quando o comitê da Câmara exigiu saber a fonte de Schorr. Ele se recusou a divulgá-lo, arriscando uma citação por desacato.

Os executivos da CBS, chateados com o fato de Schorr ter dado ao Voice material que eles consideravam propriedade da CBS, pediram-lhe que renunciasse. Eles concordaram com uma suspensão secreta até que as audiências do comitê fossem concluídas e fornecessem a ele representação legal.

Meses depois, quando Schorr foi questionado pelo comitê, ele fez uma forte defesa da 1ª Emenda: “Trair uma fonte confidencial significaria secar muitas fontes futuras para muitos repórteres. O repórter e a organização de notícias seriam os perdedores imediatos, mas os perdedores finais seriam o povo americano e suas instituições livres. ”

Uma semana depois de ele aparecer, o Comitê de Ética da Câmara abandonou seus esforços para que Schorr fosse citado por desacato. E, estranhamente, o presidente da CBS News, Richard S. Salant, que ficou impressionado tanto com a eloqüência de Schorr quanto com a resposta pública positiva ao seu depoimento, tentou fazer com que Schorr permanecesse na rede.

“Por mais difícil que fosse de vez em quando, Dan era um grande repórter investigativo”, escreveu Salant em suas memórias de 1999.

Depois de escrever “Clearing the Air” (1977), que principalmente deu sua versão dos eventos dos dois anos anteriores, Schorr ensinou brevemente na UC Berkeley e escreveu uma coluna sindicalizada.

Em 1979, Ted Turner o recrutou para seu novo empreendimento no jornalismo 24 horas, a Cable News Network.

Schorr cobriu a campanha presidencial de 1980 e a libertação dos reféns americanos do Irã, entre muitas outras histórias importantes.

Ele permaneceu na CNN durante a convenção política republicana de 1984 em Dallas, quando se envolveu com Turner sobre o desejo do magnata de juntar Schorr ao ex-governador do Texas, John Connally, como co-comentaristas durante a convenção.

Schorr hesitou, dizendo que ficaria feliz em entrevistar Connally “mas não dividiria o mesmo lado da mesa” porque ele via Connally como um assunto de notícias.

“Depois de Dallas, minhas relações com a administração da CNN ficaram tensas”, escreveu Schorr em seu livro de 2001, “Staying Tuned”. Vários meses depois, ele foi colocado em “licença terminal” até que seu contrato expirasse.

Não muito depois, quando se aproximava dos 70, Schorr foi convidado pela NPR, para a qual ele havia feito comentários ocasionais, para expandir seu papel.

Schorr disse que recebeu "um pouco do respeito de um estadista mais velho" e se tornou conhecido por sua capacidade de colocar eventos atuais - como as audiências de impeachment do presidente Clinton e a tumultuada eleição presidencial de 2000 - em um contexto histórico.

Ele pareceu abrandar um pouco. O lema com o qual iniciou sua carreira - “Descubra o que eles estão escondendo e diga a quem precisa saber” - evoluiu para: “As pessoas sabem muito. Diga a eles o que fazer com isso. ”

Daniel Louis Schorr nasceu de imigrantes russos em 31 de agosto de 1916, na cidade de Nova York e cresceu no Bronx.

Seu pai morreu quando ele tinha 6 anos e ele trabalhava em bicos para ajudar sua mãe, uma costureira.

“Eu cresci com a sensação de que você tinha que seguir seu próprio caminho sem ajuda”, disse ele à revista Potomac do Washington Post em 1976.

Ele começou a trilhar o caminho do jornalismo quando ainda era estudante, editando um jornal mensal no Centro Judaico do Bronx. Aos 13 anos, depois de ver uma mulher pular da janela do prédio de sua família, ele friamente informou ao jornal local e ganhou seus primeiros US $ 5 como repórter.

Ele recebeu seu diploma de bacharel pelo City College (agora City University) de Nova York em 1939 e começou sua carreira na Agência Telegráfica Judaica de Nova York.

Depois de um período no Exército, durante o qual trabalhou em relações públicas e inteligência na Louisiana e no Texas, ele trabalhou em uma agência de notícias das Índias Orientais Holandesas e, em seguida, trabalhou como freelancer para jornais e revistas.

Frustrado em sua ambição de ser contratado pelo New York Times, ele voltou-se para o jornalismo de radiodifusão em 1953 quando Murrow, que tinha ouvido as reportagens de Schorr na cena do rádio sobre as enchentes na Holanda, o convidou para se juntar ao escritório da CBS News em Washington.

Schorr cobriu o Capitólio e o Departamento de Estado antes de ser enviado em 1955 para abrir o escritório da rede em Moscou. Depois de desafiar os regulamentos da censura, no entanto, Schorr não foi autorizado a retornar a Moscou após uma visita aos EUA em 1957.

Nos anos seguintes com a CBS, ele cobriu as Nações Unidas e exerceu funções em Varsóvia, Genebra, Paris, Havana e Alemanha.

Retornando aos EUA em meados da década de 1960, Schorr cobriu as iniciativas da "Grande Sociedade" do presidente Johnson. Aos 50 anos, ele se casou com Lisbeth Bamberger, que trabalhava com questões de saúde para a Guerra contra a Pobreza de LBJ.

Além de sua esposa, ele deixa um filho, Jonathan, de Oakland, uma filha, Lisa Kaplan, de Boston e um neto.


WBUR Anuncia Vencedor do Prêmio Daniel Schorr de Jornalismo

Nora Saks, repórter da Montana Public Radio, é a vencedora do Prêmio Daniel Schorr de Jornalismo 2019. (Foto: Clark Grant)

A WBUR anunciou hoje que Nora Saks é a vencedora do Prêmio Daniel Schorr de Jornalismo 2019. O podcast vencedor foi produzido pela Montana Public Radio, onde a Saks atua como apresentadora, produtora e repórter.

O Prêmio Schorr foi nomeado em homenagem ao falecido analista sênior de notícias da NPR e jornalista veterano de Washington Daniel Schorr. Schorr acreditava no apoio a jovens jornalistas talentosos à medida que eles se destacavam nas rádios públicas. O prêmio anual de US $ 5.000 - patrocinado pela WBUR e pela Boston University e financiado por Jim e Nancy Bildner - homenageia uma nova geração de jornalistas de rádios públicas com menos de 35 anos, buscando inspirá-los a expandir os limites do meio.

Participação vencedora da Saks, Richest Hill, é uma série de podcasts sobre o passado, o presente e o futuro de um dos sites de Superfund mais notórios da América. Composto por dez episódios, Richest Hill explora as circunstâncias que levaram a cidade de mineração a uma riqueza inimaginável, bem como a tragédia e as mudanças na tecnologia e na sociedade que acabaram esgotando Butte, Montana da riqueza e oportunidade que acumulou apenas um século antes. Richest Hill é um colorido, rico em reportagens, desenrolando uma narrativa complicada, tecendo facilmente entre a história rica em cobre de Butte e seu conturbado presente como o maior site de Superfund do país.

“À medida que o jornalismo local continua a lutar, a promessa demonstrada nas apresentações desses jovens jornalistas me deixa esperançosa para o futuro da mídia pública”, disse Lynette Clemetson, diretora da Wallace House, Universidade de Michigan, que atuou como jurada finalista do prêmio . “Richest Hill é consistentemente excelente, e Nora estabeleceu um padrão elevado para os jovens repórteres e contadores de histórias aspirarem. Ela me fisgou com uma história que eu nem sabia que me importava. "

O trabalho da Saks foi ouvido na NPR, Montana Public Radio, Yellowstone Public Radio, Alaska Public Media, na rede de rádio Coast Alaska, no Alaska Fisheries Report e foi publicado no The Washington Post, Associated Press e Missoulian. Suas peças de rádio receberam prêmios da Associated Press Television and Radio Association, da Society for Professional Journalists, do Alaska Press Club e da Broadcast Education Association. A Saks tem mestrado em ciência ambiental e jornalismo de recursos naturais pela University of Montana e se formou com orgulho no Salt Institute for Documentary Studies em Portland, Maine, e na University of Toronto, no Canadá.

Além de Clemetson, o painel de jurados do Prêmio Schorr incluiu os juízes preliminares Sean Bowdwitch, gerente sênior de notícias, WNYC Sarah Gonzalez, apresentadora e repórter, Planet Money Loretta Williams da NPR, produtor de mídia pública independente Dave Miller, apresentador de Think Out Loud, Oregon Public Broadcasting e Jeremy Bernfeld, diretor de reportagem colaborativa, WAMU.

A Saks receberá o prêmio em um evento virtual para a The Edward R. Murrow Society, na terça-feira, 15 de setembro. Os membros da Murrow Society da WBUR preservam os valores jornalísticos de Edward Murrow, uma figura influente no jornalismo americano de radiodifusão, e desempenham um papel crucial papel no apoio ao jornalismo perspicaz e responsável.

“Fiquei incrivelmente animado com a grande variedade de candidatos que tivemos para o Prêmio Schorr este ano”, disse Sam Fleming, diretor administrativo de notícias e programação da WBUR. “A apresentação vencedora de Nora forneceu um excelente exemplo de narrativa narrativa autêntica - e foi uma emoção ouvir uma nova voz do Ocidente.”

Vencedores anteriores do Prêmio Schorr incluem a ex-repórter da equipe ProPublica Hannah Dreier (2018), ex-repórter WLRN Wilson Sayre (2017), ex-repórter do WNYC e agora repórter do Planet Money Sarah Gonzalez (2016) do NPR, repórter Patrick Madden (2015) do WFPL Devin Katayama, agora repórter da KQED, San Francisco (2014) WBEZ produtora Becky Vevea (2013) KUNC repórter Grace Hood (2012) NPR apresentador David Greene (2011) NPR repórter Ailsa Chang (2010) repórter Chana Joffe-Walt, que cobre economia global para o projeto de multimídia da NPR Planet Money (2009) ex-correspondente de defesa da NPR Guy Raz, apresentador de How I Built This e da TED Radio Hour (2008) e correspondente investigativa da NPR Laura Sullivan (2007).


O erro de cálculo de Saddam tinha raízes nos EUA

O PRESIDENTE BUSH diz que Saddam Hussein calculou mal a política americana. Mas a inclinação da América em direção ao Iraque pode ter deixado o ditador iraquiano acreditando que ele poderia escapar impune da invasão do Kuwait. Esta não seria a primeira vez que a ambigüidade americana pode ter contribuído para um erro de cálculo que mudou o curso da história. Em 1950, a Coreia do Norte pode ter sido levada a acreditar, por uma declaração política do governo Truman, que a Coreia do Sul estava fora do perímetro de defesa americana no Pacífico. Em 1982, Israel pode ter passado a acreditar, a partir de conversas com o secretário de Estado Alexander Haig, que tinha luz verde do governo Reagan para invadir o Líbano.

A política de inclinação para o Iraque teve origem em 1983, durante a guerra com o Irã, e tinha como objetivo evitar uma vitória iraniana. Mas a política continuou, sem reavaliação, por dois anos após o fim da guerra Irã-Iraque, deixando o Iraque como a força militar dominante na área do Golfo.

Saddam Hussein pode ter se perguntado por que, apesar de seu histórico de apoio ao terrorismo e uso de gás venenoso, ele manteve a amizade americana, desfrutando de créditos agrícolas e acesso a produtos americanos, incluindo materiais de alta tecnologia que ajudaram seus programas de desenvolvimento de armas.

A inclinação parecia ainda estar em vigor em 25 de julho, cinco dias depois que a CIA informou à Casa Branca que a mobilização iraquiana na fronteira do Kuwait parecia uma preparação para a invasão. Naquele dia, Saddam recebeu a embaixadora April Glaspie, que havia desenvolvido uma relação cordial com ele.

De acordo com um resumo iraquiano, não questionado pelo Departamento de Estado, o embaixador ouviu do ditador iraquiano uma advertência velada, mas clara, de que os Estados Unidos deveriam ficar de fora de seu confronto com o Kuwait ou enfrentar terroristas e outras represálias.

Ela respondeu que o secretário de Estado Baker a havia instruído a dizer que os EUA não tinham posição na disputa do Kuwait e que ela partiria de férias em cinco dias.

Isso não foi tudo. Dois dias antes da invasão, o Departamento de Estado disse que os EUA não tinham obrigação de ajudar o Kuwait se atacados. O governo Bush se opôs às sanções comerciais do Congresso contra o Iraque. Recentemente, o presidente disse que, na época, ainda esperava que o comportamento do líder iraquiano pudesse ser modificado.

Em 2 de agosto, o dia da invasão, Bush disse que a intervenção americana não estava na agenda do Conselho de Segurança Nacional.

Demorou muito para corrigir a tendência em relação ao Iraque. E, nessa época, Saddam pode ter sido levado a mais um dos grandes erros de cálculo da história.


A História do Car Talk

Para responder a isso, precisamos revisar rapidamente alguns fundamentos da biologia: no início havia nossa magnífica mãe, Elizabeth Magliozzi, e nosso estimado pere, Louis Magliozzi.

Ok, ok, nós sabemos - você não poderia se importar menos com nossos anos de formação, quando Tommy desmontou e reconstruiu a pilha de nosso pai repetidamente - cada vez tendo algumas partes extras, até que finalmente não havia mais nada para desmontar.

Você quer saber sobre "Car Talk". Você provavelmente está se perguntando como dois vagabundos como nós puderam acabar tendo um programa de rádio semanal em uma rede de prestígio como a NPR. Também estamos nos perguntando. Há anos que nos perguntamos - mas isso não nos impede de descontar aquele cheque de pagamento que aparece todo mês.

A verdade é que recebemos uma ligação um dia em 1977, de Vic Wheatman, o Diretor de Programa da Rádio WBUR de Boston. Bem, isso foi na época em que WBUR era uma pequena estação de rádio universitária, com um sinal que ficava estático sempre que o vento soprava.

De qualquer forma, Vic ligou, perguntando se Tom e Ray se sentariam com outros quatro macacos gordurosos em um talk show sobre mecânica de automóveis. Depois de alguns milissegundos pensando sobre isso, Tom percebeu que não tinha nada mais significativo para fazer em sua vida e disse, "claro". (Ray afirma que tinha uma consulta com cabeleireiro naquele dia. Isso é improvável, mas plausível, já que Ray tinha cabelo naquela época.) Acontece que Tom foi o único que apareceu - todos os outros mecânicos decidiram não mostrar seus rostos - sabiamente assumindo que este "programa de rádio" era provavelmente algum tipo de operação secreta do Departamento de Defesa do Consumidor. Portanto, o painel de cinco acabou sendo um painel de um: Tom. No entanto, as coisas correram surpreendentemente bem: Tom deu muitas respostas erradas e enganou muitas pessoas que ligaram - mas o fez com tanta delicadeza que foi convidado a voltar na semana seguinte.

E quando Thomas apareceu na próxima vez, o estúdio estava vazio. Vic Wheatman foi despedido! Havia uma carta dizendo: "Você está sozinho, divirta-se e tente controlar o seu idioma".

Este foi um momento histórico na história do Car Talk, pois foi a única vez que um Diretor de Programa foi demitido antes de colocar "Car Talk" no ar!

E na semana seguinte, Tom cometeu O maior erro da história da conversa sobre carros: ele trouxe seu irmão, Ray.

Os primeiros dias do Car Talk foram uma época em que os dinossauros vagavam pela Terra e as pessoas realmente trabalhavam em seus próprios carros. Respondemos a muitas perguntas como: "Estou preso com o braço esquerdo na transmissão, como faço para tirá-lo?" e, "Perdi uma chave hexagonal de três oitavos tirando a cabeça do cilindro, mas não posso me abaixar para pegá-la porque tenho a corrente de distribuição na mão direita - você poderia enviar seu irmão para me ajudar?

Estávamos amontoados em um minúsculo estúdio. Éramos nós dois e um engenheiro que dirigia o painel de controle - ele tinha que ficar quieto, ou você o ouviria no ar. Tínhamos entrado cinco minutos antes do tempo de transmissão, e sempre começávamos o show com "Já começamos? Já começamos?" Porque, o fato é que nunca sabíamos com certeza quando estávamos no ar.

O show seguia em um ritmo muito mais tranquilo naquela época. Ficamos no ar por uma hora e meia, tempo durante o qual responderíamos a aproximadamente três perguntas. É doloroso ouvir esses programas agora. Hoje em dia, é claro, temos um produtor e tudo mais. Dougie Berman está sempre dizendo coisas como, "responda a pergunta! Responda a maldita pergunta!"

Depois de vários anos fazendo "Car Talk" pro bono, como se costuma dizer, finalmente criamos coragem e pedimos à WBUR vinte dólares por semana. Para nosso choque e espanto, eles concordaram na hora. Naquele momento, percebemos que obviamente tínhamos pedido muito pouco. Nós nos chutamos todo o caminho para casa. Isso, no entanto, significava que poderíamos comprar donuts e café todas as semanas. Em 1980, pedimos um aumento de cinco dólares por semana e eles nos disseram para fazer uma longa caminhada fora de uma prancha curta. Não discutimos, já que facilmente poderia ter sido feito um caso de que vinte dólares por semana já eram vinte dólares a mais.

Apesar de nossa total falta de preparação e nosso não profissionalismo consumado que estabeleceu novos baixos no rádio, o programa de alguma forma conseguiu não apenas sobreviver, mas prosperar. O agora notório quebra-cabeças Car Talk efetivamente dobrou nossa base de ouvintes, à medida que mais três parentes (ok, ok, tio Nunzio e primo Vinny estavam ambos na prisão, então eles eram uma espécie de público "cativo") começaram a ouvir o show.

Como acabamos nos tornando nacionais é uma questão de discórdia. Não temos certeza de como isso aconteceu. Robert Seigel, um dos apresentadores de "All Things Considered" da NPR, reivindica o crédito. Ele conta que um dia, quando estava de férias aqui em Massachusetts, estava navegando no dial e ouviu o programa - e de alguma forma decidiu que éramos material nacional. (Posteriormente foi determinado que Seigel sofria de um parasita cerebral raro e transitório que normalmente infecta alces durante o cio, o que explica apenas parcialmente sua decisão bizarra.)

Jay Kernis, o produtor original de "Morning Edition" da NPR, conta uma história semelhante sobre como ele estava dirigindo por Massachusetts e sabia que estávamos destinados a ser grandes. O produtor de campo da NPR, Gary Covino, diz a mesma coisa. Então, quem sabe.

Claro, a gerente geral da WBUR, Jane Christo, diz que, a essa altura, ela já enviava fitas para a NPR por vários anos consecutivos. Claro, sabíamos o tempo todo que ela os estava jogando no lixo fora da estação. Ela costumava nos dizer: "Oh, sim, rapazes, é claro que enviei a fita! Foi rejeitada novamente, desculpe."

Ao longo do caminho, pegamos nosso estimado produtor, o Sr. Dougie Berman.

Desde 1987, Berman tem feito todas as tentativas concebíveis para refinar, enfocar e elevar os padrões do programa. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para pedir desculpas publicamente a Doug por nossa total incapacidade de seguir qualquer uma de suas instruções, apesar de suas melhores intenções. Ele já desistiu de nós há muito tempo, o que é bom, porque estávamos ficando cansados ​​de ler seus memorandos.

Berman é um verdadeiro profissional de rádio, então você pode entender porque nunca clicamos. Ele é uma ótima companhia, porém, e de vez em quando seguimos seu conselho. Por exemplo, no mês passado, garantimos que estaríamos no prédio pelo menos cinco minutos antes de entrar no ar.

A pessoa que primeiro nos colocou no ar nacionalmente foi Susan Stamberg da NPR, que nos convidou para apresentar um segmento semanal "Car Talk" em seu novo programa, "Sunday Weekend Edition".

Susan é uma ótima pessoa - engraçada, charmosa e muito inteligente. É por isso que estamos terrivelmente preocupados, tendo destruído sozinha o programa dela.

Nove meses depois de começar com Susan, no outono de 1987, a NPR concordou em lançar o "Car Talk" nacionalmente. Então lá estávamos nós, seguindo os passos de programas de prêmios como "All Things Considered", "Weekend Edition" e "Morning Edition". Nós, como você, permanecemos totalmente perplexos e não temos ideia de qual combinação de medicamentos prescritos levou a uma decisão como essa fora da administração da NPR. Só podemos supor que eles buscavam alguma diversidade cultural, tentando de alguma forma equilibrar sua programação de alta qualidade com uma programação crua como a nossa. As estações se voltaram para nós em massa - da mesma forma que os lemingues migram para o mar.

Descobrimos rapidamente que produzir um programa de rádio nacional dá muito trabalho! Pouco depois de nos tornarmos nacionais, decidimos que precisávamos de uma equipe. Dessa forma, nossos cochilos da tarde poderiam continuar ininterruptos e, quando não estivéssemos cochilando, poderíamos continuar nosso estudo do CAFE. (Não confunda isso com o relatório Corporate Average Fuel Economy do governo. O nosso é sobre latte e cappucino na área metropolitana de Boston.) Então, em 1989, fundamos Dewey, Cheatem e Howe.

Com toda a seriedade, nós nos divertimos muito ao longo do caminho.

Em 1988, nós aparecemos no "The Tonight Show with Johnny Carson" com Jay Leno como o apresentador convidado. Acontece que Leno também costumava ser um macaco-graxa - então talvez haja esperança para nós, afinal. Nós nos divertimos muito, mas depois de alguns dias nas rodovias de Los Angeles, foi bom voltar para Boston. Pelo menos aqui, você não será baleado por estacionamento duplo.

Em 1989, lançamos uma coluna de jornal duas vezes por semana, chamada "Click and Clack Talk Cars". Hoje, estamos reduzindo sozinhos os padrões de mais de 200 jornais em todo o país. (Incluindo, não estamos brincando, o Riyadh Times. Então, se você estiver na Arábia Saudita e seu carro quebrar.) A coluna é muito parecida com o programa de rádio, o que significa que respondemos a perguntas e adotamos todos os tipos de soluções - um pequena fração do que pode realmente estar correto.

Há alguns anos, até escrevemos um livro que, após dias de reuniões do comitê, decidimos chamar de "Conversa de carro".

Nós encorajamos você a comprar várias cópias. Prometemos que todos os lucros vão para nossa instituição de caridade favorita, Save The Skeets.

Em 1992, ganhamos o primeiro lugar em algum prêmio nacional de rádio de um cara chamado Peabody. (Não o confunda com aquele cão cientista do Sr. Peabody em "Bullwinkle" como nós fizemos.) Quando recebemos a ligação pela primeira vez, pensamos que eles disseram prêmio "autobody"! Ficamos bastante satisfeitos com isso. No final das contas, esse prêmio Peabody é algo muito arrogante. Berman nos diz que é o equivalente para transmissão do Prêmio Pulitzer! Pessoas como Daniel Schorr, Jerry Seinfeld e Bill Cosby também venceram naquele ano.

Mal sabíamos nós, esse personagem Peabody estava morto há anos! Mesmo assim, nos divertimos muito - até que nos pegaram roubando os talheres após a cerimônia. (Dissemos a Dougie que os talheres iriam ficar para fora dos bolsos de sua jaqueta!) Nós ganhamos um belo troféu. Na verdade, a única maneira de encaixá-lo no Tom's Dart para a viagem de volta para casa era quebrá-lo em três pedaços, mas isso é uma história para outro momento, depois que o prazo de prescrição expirar.

Ao longo dos anos, estivemos no "The David Letterman Show", "CBS Evening News" e "The Today Show" - todos considerados uma dor colossal no traseiro. Claro, ainda estamos esperando pelo grande momento - ainda não recebemos uma ligação de Regis e Kelly. Mas, talvez tenhamos um grande momento algum dia. Sempre podemos continuar esperando.

Recentemente, você pode até ter nos visto no "60 Minutes".

Claro, esperávamos que ligassem havia anos. Quando chegaram a Boston, porém, devem ter perdido sua lista de perguntas difíceis sobre "Salve os Skeets", e realmente nos divertimos muito com eles.

Então, é onde estamos, a partir de hoje. Atualmente, operamos em mais de 588 estações, de Guam a Fairbanks a Tuscaloosa. A cada semana, mais de 4,4 milhões de ouvintes sintonizam. (Esses são os mesmos dois milhões de pessoas no país que só podem pegar sua estação NPR local e preferem nos ouvir em vez de estática.)

Hoje em dia, Tom passa a maior parte do tempo lendo cartas de ouvintes e enxotando os guaxinins para fora do compartimento do motor de seu Dodge Dart 63, enquanto Ray anda pela garagem tentando descobrir um quebra-cabeças decente para o show da próxima semana. Adoramos fazer o show e gostamos de ouvir de todos vocês! Não se esqueça de nos enviar um e-mail ou ligar para nós algum dia.


O que Schorr registros de família você vai encontrar?

Existem 8.000 registros do censo disponíveis para o sobrenome Schorr. Como uma janela para sua vida cotidiana, os registros do censo da Schorr podem dizer onde e como seus ancestrais trabalharam, seu nível de educação, status de veterano e muito mais.

Existem 3.000 registros de imigração disponíveis para o sobrenome Schorr. As listas de passageiros são o seu bilhete para saber quando seus ancestrais chegaram aos EUA e como eles fizeram a viagem - do nome do navio aos portos de chegada e partida.

Existem 3.000 registros militares disponíveis para o sobrenome Schorr. Para os veteranos entre seus ancestrais Schorr, as coleções militares fornecem insights sobre onde e quando serviram, e até mesmo descrições físicas.

Existem 8.000 registros de censo disponíveis para o sobrenome Schorr. Como uma janela para sua vida cotidiana, os registros do censo da Schorr podem dizer onde e como seus ancestrais trabalharam, seu nível de educação, status de veterano e muito mais.

Existem 3.000 registros de imigração disponíveis para o sobrenome Schorr. As listas de passageiros são o seu bilhete para saber quando seus ancestrais chegaram aos EUA e como eles fizeram a viagem - do nome do navio aos portos de chegada e partida.

Existem 3.000 registros militares disponíveis para o sobrenome Schorr. Para os veteranos entre seus ancestrais Schorr, as coleções militares fornecem insights sobre onde e quando serviram, e até mesmo descrições físicas.


Daniel Schorr morre em 93 polêmica CBS e o locutor da CNN tornou-se um estadista mais velho na NPR

Daniel Schorr, que se tornou o mais velho estadista das rádios públicas depois de décadas como um mal-humorado apresentador de televisão da CBS e da CNN, morreu. Ele tinha 93 anos.

Schorr morreu na manhã de sexta-feira após uma curta doença em um hospital de Washington, anunciou a National Public Radio. Sua última transmissão nessa rede foi ao ar em 10 de julho.

Jornalista em atividade por mais de 60 anos, o infatigável Schorr foi o último membro ativo dos Murrow’s Boys, o lendário grupo de jornalistas que trabalhou na CBS News nos anos 1940 e 1950 sob Edward R. Murrow. Ele foi um repórter de alto nível da CBS por 23 anos antes de partir em meio à polêmica em 1976.

Em 1985, após vários anos na CNN, ingressou na National Public Radio, onde, como analista sênior de notícias, era ouvido regularmente nos programas “Weekend Edition” e “Week in Review”.

“Ninguém mais no jornalismo de radiodifusão - ou talvez em qualquer campo - teve tanta experiência e sabedoria” como Schorr, o apresentador de “Weekend Edition” Scott Simon disse sexta-feira. “Estou muito feliz que, depois de ser conhecido por tantos anos como um jornalista duro e intransigente, os ouvintes da NPR também conheceram Dan Schorr que era brincalhão, engraçado e gentil. Em um negócio que é conhecido por queimar pessoas, Dan Schorr brilhou por quase um século. ”

Ter uma visão de longo prazo dos eventos nacionais e mundiais deu ao repórter que uma vez cobriu Watergate e se viu na infame "lista de inimigos" do presidente Nixon uma segunda carreira perfeita como um comentarista sóbrio.

“Ele viveu tantos anos de história e colocou isso a serviço de seus comentários”, disse Geoffrey Cowan, reitor emérito da Escola de Comunicação Annenberg da USC, em 2004. “Ele nunca perdeu sua vantagem. Ele sempre foi franco e independente. ”

Schorr disse que "respirou o fôlego da liberdade" na NPR. “Ninguém nunca me disse o que não fazer.”

Durante sua carreira na CBS, ele abordou assuntos sérios nos EUA e no exterior e ganhou um prêmio Peabody por seu documentário de uma hora na CBS sobre "The Poisoned Air".

Mas a controvérsia o seguiu, por causa de sua cobertura agressiva de histórias e seus relacionamentos às vezes rabugentos com seus superiores e colegas de trabalho. A revista New York em 1975 o apelidou de "o grande abrasivo".

Naquele ano, como repórter da CBS, Schorr cobriu as audiências do Comitê de Inteligência da Câmara sobre operações secretas da CIA, incluindo planos de assassinato. Schorr recebeu uma cópia do relatório preliminar do comitê de inteligência, cujo conteúdo ele relatou no CBS Sunday News. Ele foi o único jornalista que realmente teve uma cópia da reportagem, embora o New York Times a tivesse visto e escrito sobre ela no mesmo dia.

Poucos dias depois, em parte em reação ao relatório de Schorr, a Câmara dos Representantes votou para bloquear as cópias restantes do projeto de relatório e manter o relatório final em segredo.

Schorr decidiu que, como tinha o único exemplar do relatório em circulação geral, tinha a responsabilidade de publicá-lo na íntegra.

Quando ele pediu ajuda à CBS, no entanto, ele não obteve uma resposta imediata, então ofereceu a reportagem ao Village Voice, um jornal semanal de esquerda em Nova York. The Voice publicou um suplemento de 24 páginas com o título: “O relatório sobre a CIA que o presidente Ford não quer que você leia”.

O ponto baixo durante esse tempo veio quando Schorr "dissimulou" - palavra dele - ao não desiludir um executivo da CBS da idéia de que talvez Lesley Stahl, que trabalhou com Schorr e que estava noiva (e mais tarde se casou) do escritor do Village Voice Aaron Latham , estava envolvido em enviar o relatório ao Voice.

Schorr disse mais tarde que estava ganhando tempo para descobrir a melhor forma de proteger a pessoa que lhe deu o relatório. Mas Stahl, que sentiu que havia apontado ela ou Latham como um ladrão, ficou furioso. Seus colegas ficaram do lado dela.

Embora Schorr ligasse para Stahl para pedir desculpas, seu comportamento gerou tanta má vontade que ele não era mais bem-vindo no escritório de Washington, onde ambos trabalhavam.

A segunda e mais séria consequência de ter o relatório publicado veio quando o comitê da Câmara exigiu saber a fonte de Schorr. Ele se recusou a divulgá-lo, arriscando uma citação por desacato.

Os executivos da CBS, chateados com o fato de Schorr ter dado ao Voice material que eles consideravam propriedade da CBS, pediram-lhe que renunciasse. Eles concordaram com uma suspensão secreta até que as audiências do comitê fossem concluídas e fornecessem a ele representação legal.

Meses depois, quando Schorr foi questionado pelo comitê, ele fez uma forte defesa da 1ª Emenda: “Trair uma fonte confidencial significaria secar muitas fontes futuras para muitos repórteres. O repórter e a organização de notícias seriam os perdedores imediatos, mas os perdedores finais seriam o povo americano e suas instituições livres. ”

Uma semana depois de ele aparecer, o Comitê de Ética da Câmara abandonou seus esforços para que Schorr fosse citado por desacato. E, estranhamente, o presidente da CBS News, Richard S. Salant, que ficou impressionado tanto com a eloqüência de Schorr quanto com a resposta pública positiva ao seu depoimento, tentou fazer com que Schorr permanecesse na rede.

“Por mais difícil que fosse de vez em quando, Dan era um grande repórter investigativo”, escreveu Salant em suas memórias de 1999.

Depois de escrever “Clearing the Air” (1977), que principalmente deu sua versão dos eventos dos dois anos anteriores, Schorr ensinou brevemente na UC Berkeley e escreveu uma coluna sindicalizada.

Em 1979, Ted Turner o recrutou para seu novo empreendimento no jornalismo 24 horas, a Cable News Network.

Schorr cobriu a campanha presidencial de 1980 e a libertação dos reféns americanos do Irã, entre muitas outras histórias importantes.

Ele permaneceu na CNN durante a convenção política republicana de 1984 em Dallas, quando se envolveu com Turner sobre o desejo do magnata de juntar Schorr ao ex-governador do Texas, John Connally, como co-comentaristas durante a convenção.

Schorr hesitou, dizendo que ficaria feliz em entrevistar Connally “mas não dividiria o mesmo lado da mesa” porque ele via Connally como um assunto de notícias.

“Depois de Dallas, minhas relações com a administração da CNN ficaram tensas”, escreveu Schorr em seu livro de 2001, “Staying Tuned”. Vários meses depois, ele foi colocado em “licença terminal” até que seu contrato expirasse.

Não muito depois, quando se aproximava dos 70, Schorr foi convidado pela NPR, para a qual ele havia feito comentários ocasionais, para expandir seu papel.

Schorr disse que recebeu "um pouco do respeito de um estadista mais velho" e se tornou conhecido por sua capacidade de colocar eventos atuais - como as audiências de impeachment do presidente Clinton e a tumultuada eleição presidencial de 2000 - em um contexto histórico.

Ele pareceu abrandar um pouco. O lema com o qual iniciou sua carreira - “Descubra o que eles estão escondendo e diga a quem precisa saber” - evoluiu para: “As pessoas sabem muito. Diga a eles o que fazer com isso. ”

Daniel Louis Schorr nasceu de imigrantes russos em 31 de agosto de 1916, na cidade de Nova York e cresceu no Bronx.

Seu pai morreu quando ele tinha 6 anos e ele trabalhava em bicos para ajudar sua mãe, uma costureira.

“Eu cresci com a sensação de que você tinha que seguir seu próprio caminho sem ajuda”, disse ele à revista Potomac do Washington Post em 1976.

Ele começou a trilhar o caminho do jornalismo quando ainda era estudante, editando um jornal mensal no Centro Judaico do Bronx. Aos 13 anos, depois de ver uma mulher pular da janela do prédio de sua família, ele friamente informou ao jornal local e ganhou seus primeiros US $ 5 como repórter.

Ele recebeu seu diploma de bacharel pelo City College (agora City University) de Nova York em 1939 e começou sua carreira na Agência Telegráfica Judaica de Nova York.

Depois de um período no Exército, durante o qual trabalhou em relações públicas e inteligência na Louisiana e no Texas, ele trabalhou em uma agência de notícias das Índias Orientais Holandesas e, em seguida, trabalhou como freelancer para jornais e revistas.

Frustrado em sua ambição de ser contratado pelo New York Times, ele voltou-se para o jornalismo de radiodifusão em 1953 quando Murrow, que tinha ouvido as reportagens de Schorr na cena do rádio sobre as enchentes na Holanda, o convidou para se juntar ao escritório da CBS News em Washington.

Schorr cobriu o Capitólio e o Departamento de Estado antes de ser enviado em 1955 para abrir o escritório da rede em Moscou.Depois de desafiar os regulamentos da censura, no entanto, Schorr não foi autorizado a retornar a Moscou após uma visita aos EUA em 1957.

Nos anos seguintes com a CBS, ele cobriu as Nações Unidas e exerceu funções em Varsóvia, Genebra, Paris, Havana e Alemanha.

Retornando aos EUA em meados da década de 1960, Schorr cobriu as iniciativas da "Grande Sociedade" do presidente Johnson. Aos 50 anos, ele se casou com Lisbeth Bamberger, que trabalhava com questões de saúde para a Guerra contra a Pobreza de LBJ.

Além de sua esposa, ele deixa um filho, Jonathan, de Oakland, uma filha, Lisa Kaplan, de Boston e um neto.


Biografia de Daniel Schorr

Para Daniel Schorr, uma infância infeliz fomentou a ambição que se enraizou no jornalismo e se transformou em uma impressionante carreira de radiodifusão e impressão que durou décadas. Depois de se formar no City College de Nova York, Schorr trabalhou com uma sucessão de veículos de notícias, incluindo o Boletim Diário Judaico, a Agência Telegráfica Judaica e Aneta, a agência de notícias das Índias Orientais Holandesas. Durante a Segunda Guerra Mundial, Schorr serviu na inteligência do Exército e, em seguida, escreveu para o Christian Science Monitor e a New York Times. Em 1953, ele ficou sob a tutela de Edward R. Murrow quando ele aceitou um emprego na CBS. Schorr acrescentou suas habilidades de análise de voz e notícias à NPR no início de 1985 e ocupou o cargo até sua morte. Schorr escreveu vários livros e documentários e ganhou muitos prêmios jornalísticos, incluindo três Emmys por sua cobertura de Watergate. Jornalista intransigente que foi o primeiro a entrevistar um líder soviético (Nikita Khrushchev, em 1957), Schorr tinha 93 anos quando morreu em Washington, D.C.

O primeiro furo de Schorr veio aos 12 anos, quando viu seu primeiro cadáver - uma mulher que caiu ou pulou do telhado de seu prédio. Um Schorr de raciocínio rápido chamou não apenas a polícia, mas também - após realizar entrevistas sobre a vítima - o Bronx Home News, que lhe pagou pelas informações.


Assista o vídeo: Debate - Heranças do abandono afetivo (Agosto 2022).